quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Você é viciado... em trabalho??

·

Saudações para todos os visitantes!


Hoje eu estou com boas energias dentro de mim..... Caaalma, calma, não é misticismo não! Sou contra esses contos... Mas sabe quando vc tem uma grande alegria dentro de você, que não acaba? Creio que seja o próprio Deus em mim, rsrsrs.

Bom, chega de falar de mim e vou falar sobre um assunto que me veio na mente (assim como todos os outros deste blog). Vou fazer uma pergunta para você, querido visitante:

"Você se considera um viciado em trabalho?"

Pode parecer uma pergunta estranha, afinal de contas nós devemos batalhar em nossa vida para conseguir nossas coisas. Eu mesmo não estaria fazendo faculdade se não estivesse trabalhando, nem teria um computador para postar mensagens no blog. Mas tudo que é demais em nossa vida faz mal. E quanto ao trabalho não é diferente.

Veja a matéria a seguir:

*********************************************
NOTÍCIA DO DIA
Viciados no trabalho


Fonte: Yahoo! Notícias

A maioria das pessoas não gosta de trabalhar, mas algumas dedicam a seu ofício muito mais horas do que deveriam. São os viciados em trabalho, ou "workaholics", que relegam a segundo plano o lazer, os amigos e até a família.

O vício em trabalho é muito mais comum do que se imagina. A excessiva competitividade no ambiente profissional faz muitas pessoas tentarem se destacar em suas funções para obter a aprovação de superiores e colegas, além de aumento de salário e poder.
Em outros casos, o problema atinge indivíduos com baixa auto-estima ou insatisfeitos com sua vida, para os quais o trabalho acaba se transformando numa fuga para seus problemas.

O termo "workaholism", como a doença é chamada em inglês, foi cunhado no fim dos anos 60, nos Estados Unidos, inicialmente para se referir a homens de negócios. No entanto, segundo o doutor em Psicologia e professor da Universidade Complutense de Madri Valentín Martínez-Otero, "não existe um perfil único" para uma pessoa assim: "Mas é comum que o problema se manifeste em indivíduos muito competitivos, que precisam se destacar, ou que sejam extremamente ambiciosos, inseguros, solitários ou isolados em seu meio familiar ou social".

Os "workaholics" costumam ser pessoas que buscam auto-afirmação, sucesso e reconhecimento social, ou que tentam compensar suas carências com sobrecarga de trabalho.

Mas o problema, segundo os especialistas, não está na quantidade de horas trabalhadas ou nas tarefas que são levadas para casa. A situação se torna preocupante quando a pessoa relega sua família e amigos a um segundo plano, tornando-se incapaz de aproveitar seu tempo livre, ou transforma seu trabalho numa válvula de escape.

Socialmente aceita

O vício em trabalho é uma dependência como qualquer outra, já que não pode ser controlada voluntariamente pelos que sofrem dela. No entanto, longe de causar rejeição, ela é vista quase como uma virtude, sendo socialmente aceita.

Na maioria das vezes, ninguém enxerga o trabalho excessivo como um mau comportamento. Pelo contrário, muitos aplaudem essa conduta e tentam apresentá-la como exemplar, como um modelo a ser seguido pelos outros.

Às vezes, os próprios "workaholics" têm consciência de que algo não anda bem com deles. Mas acabam ficando confusos quando vêem a sociedade premiando seus esforços com sucesso e reconhecimento profissional.

Em alguns casos, no entanto, os viciados em trabalho não têm consciência de que são dependentes, afirma Valentín Martínez-Otero.

Então, como uma pessoa pode saber se virou uma viciada em trabalho?

Sintomas

Vários sintomas de tipo fisiológico, cognitivo ou mental, e de comportamento indicam que algo não anda bem.

Geralmente, as pessoas viciadas em trabalho sofrem de estresse, insônia e, a longo prazo, hipertensão ou doenças vasculares.

Esses costumam ser os sintomas fisiológicos mais freqüentes, mas também são comuns a irritabilidade, a ansiedade, a depressão, a sensação de angústia, a preocupação constante com o rendimento profissional e a sensação de vazio emocional.

A elaboração de listas sobre pendências, a falta de tempo para o lazer até mesmo nos fins de semana e o distanciamento cada vez maior da família e dos amigos são comportamentos comuns aos "workaholics".

A solução

Na maioria das vezes, é a família que dá o sinal de alarme, ao sentir que ficou sem um de seus membros. Mas, para combater essa dependência, é preciso que os próprios viciados em trabalho admitam o problema que enfrentam.

Os especialistas aconselham tentar separar pouco a pouco o trabalho da vida privada, fixando um número de horas específicas para a família, para o sono e para a prática de atividades de lazer. Se não houver progressos, o melhor é buscar a ajuda de um profissional.

Por Mar Gámez.

**************************************

MINHA OPINIÃO

Eu confesso que era muito viciado nisso há algum tempo atrás. Não no meu emprego atual, mas anteriormente, eu sofria muito de stress e cheguei a discutir com minha família, somente pelo fato de estar de saco cheio das coisas.

Mas ai eu pensei comigo mesmo: "o que eu ganho se eu lutar, lutar, lutar... ter dinheiro mas ficar longe dos amigos?" Aí eu comecei a rever meus conceitos sobre o excesso de trabalho.

O que você tem que ter em primeiro plano na sua vida é a sua qualidade de vida. De que adianta você ter um bom cargo na empresa, um bom salário e bens, e tudo isso se acabar com um infarto? Pense nisso.

Seus sonhos devem sim ser construidos com seu esforço, mas as coisas devem ser moderadas. É o que eu penso. Quero ver meus filhos crescerem, e ver minha (futura) esposa e filhos felizes. Não quero deixá-los por causa de excesso de trabalho.

Mais do que conquistas profissionais, quero amar a vida e as coisas que fazem parte dela. Os amigos, as histórias engraçadas, e até mesmo passar uma tarde toda em casa deitado no sofá dormindo com um ventilador na sua cara, é ótimo!

Todas essas coisas elevam a auto-estima, e faz com que vc se sinta mais humano, e menos "robô-trabalhador". Podem achar que sou preguiçoso, se vc diz isso é porque não me conhece... e não sabe como é se sentir vivo em meio à correria do ambiente de trabalho.

Ficar numa boa faz um bem tremendo!

**************************************

Galera é isso aí! Viram que eu coloquei uma nova enquete? Gostaria de saber qual dos temas listados seria mais interessante de comentar, fazendo com que o blog tenha um foco único, ou se do jeito que está já basta. Conto com a opinião de todos!

E pensem no assunto de hoje... Qualidade de vida é tudo!

Até a próxima!

Phoenix

0 comentários:

Patrocinados