terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Leia e tenha um ÓTIMO DIA!! (PARTE I)

·

Saudações para todos os visitantes e leitores!

O tema de hoje tem muito a ver com o meu jeito de levar a vida, tive a idéia de falar isso há algum tempo, mas tem tanto assunto bacana para colocar no blog, que fica difícil escolher por onde começar. Mas a hora chegou! E hoje eu vou falar um pouco sobre auto-estima!

Vocês tem noção do que é a auto-estima? Auto-estima é a opinião e o sentimento que cada um tem por si mesmo. É ter consciência de seu valor pessoal, acreditar, respeitar e confiar em si. Coisas que, nem sempre são tão simples assim. Daí surge o desafio de muitos em manter uma auto-estima elevada.

Esse assunto é tão bom que gostaria de falar mais sobre ele em outra ocasião. E eu encontrei duas fontes com explicações e dicas sobre a auto-estima. Infelizmente não irei postar tudo de uma só vez, porque o texto ficaria muito grande. Então hoje eu vou mostrar um artigo feito pela psicóloga Rosemeire Zago, em sua coluna da Uol.

OBS: Dedico essa matéria e o vídeo a seguir para duas pessoas, a Carol e a Regiane. Desejo muita força para vocês duas em nome de Jesus!

*****************************************************
PARA REFLEXÃO
Filtro-Solar (Por Pedro Bial)

Gente, preferi colocar a versão do Pedro Bial porque é em portugês e fica melhor para entender, mesmo eu preferindo a versão original americana narrada pelo Michael Douglas^^ Mas para quem quiser, colocarei o link da versão original desse belo vídeo da DM9 no final do post. Não precisa agradecer!



*****************************************************
ASSUNTO DO DIA
Dicas para elevar a sua auto-estima




Aqui estão algumas dicas
para identificar e aumentar
sua auto-estima:

O que é auto-estima?

É a opinião e o sentimento
que cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar
de si.



Melhor
caminho
para o
autoconhecimento:
diálogo interno



Características da baixa auto-estima:

- insegurança
- inadequação
- perfeccionismo
- dúvidas constantes
- incerto do que se é
- sentimento vago de não ser capaz de realizar nada >> depressão
- não se permite errar
- necessidade de: agradar
aprovação
reconhecimento

O que diminui a auto-estima?

- críticas e autocríticas
- culpa
- abandono
- rejeição
- carência
- frustração
- vergonha
- inveja
- timidez
- insegurança
- medo
- humilhação
- raiva
- e, principalmente: perdas e dependência (financeira e emocional)

Quando começa a se formar

Na infância. A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Auto-estima baixa geralmente está relacionada a falsos valores. Crença que é necessária aprovação da mãe ou pai.


Para elevar a auto-estima é preciso:

- autoconhecimento
- manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho)
- identificar as qualidades e não só os defeitos
- aprender com a experiência passada
- tratar-se com amor e carinho
- ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança)
- manter diálogo interno
- acreditar que merece ser amado(a) e é especial
- fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.


Resultados da auto-estima elevada

- mais à vontade em oferecer e receber elogios, expressões de afeto
- sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem
- harmonia entre o que sente e o que diz
- necessidade de aprovação diminui
- maior flexibilidade aos fatos
- autoconfiança elevada
- amor-próprio aumenta
- satisfação pessoal
- maior desempenho profissional
- relações saudáveis
- paz interior

*****************************************************
MINHA OPINIÃO

A auto-estima é o elemento que define se nós estamos "para cima" ou "para baixo", e as pessoas percebem isso. Gostaria de relatar que por muitas vezes eu passei por momentos de tristeza e desânimo (afinal, quem nunca passou?) e encontrei forte apoio na Palavra de Deus. Quando Deus falou no meu coração através de passagens bíblicas, me senti mais animado e feliz, uma grande alegria! Nesses momentos, minha auto-estima foi elevada.

As formas de elevar a auto-estima são inúmeras, tais quais são listadas no artigo acima, e muitas outras que citarei na segunda parte desse tema em breve. E eu costumo viver dessa forma. Quem me conhece pessoalmente sabe que tento ser uma pessoa animada junto aos amigos, muitas vezes sendo o palhaço da turma. Mas há uma diferença em agir assim com sabedoria e agir assim por carência.

Em várias vezes na minha vida eu posso estar não muito alegre, mas tento abrir um sorriso sincero para uma pessoa. Mesmo sendo difícil, tento fazer o melhor. Sinto uma grande satisfação quando meus amigos se animam com coisas que eu falo e minhas histórias. Amigos servem para isso afinal de contas!

Sabe, eu agradeço a Deus por existirem amigos no mundo e em minha vida. Se vivêssemos sem eles, as coisas seriam muito mais difíceis, e existe até mesmo um trecho na Bíblia que fala sobre isso: em Eclesiastes 4: 9,10 e 12.

" Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante... E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa."

Tudo o que é citado, nesse trecho bíblico ou no artigo acima dá um "up" na auto-estima! Agora preste atenção, olha para sí mesmo(a) e repita: "Eu realmente sou um tesouro nesse mundo, porque existem muitas pessoas parecidas, mas não há NINGUÉM igual a mim. EU sou ESPECIAL para meus amigos (verdadeiros, que são poucos), e família! Eu me amo!"

Se você discorda dessa auto-declaração, recomendo que repense sobre como você se valoriza nesse mundo.

Fontes usadas nesta matéria:

- UOL/Coluna Cyberdiet/Seção Psicologia
- Youtube / Filtro Solar (por Pedro Bial)
- Assista a versão original desse vídeo no Youtube (Por Michael Douglas) aqui!

*************************************************

Espero que tenham gostado da primeira parte dessa matéria. Eu encontrei um post de um fórum que fala sobre dicas de exercer a sua auto-estima e muito mais. Será o material usado na próxima atualização da Pousada!

Venho a desejar uma ótima semana a todos!
Cah e Rê, deixe a alegria de Deus inundar seus corações em todo lugar onde o choro teima em permanecer! São os meus sinceros votos! =)

Phoenix

2 comentários:

Unknown disse...
16 de janeiro de 2008 às 20:56  

BLOQUEIRO! Estou de volta...

Vc escreve muitoooo, mas sempre coisas interessantes... tenta divulgar mais! MERECE!

OFF POST: ÂNIMO!

Bjão!

Samuel disse...
17 de janeiro de 2008 às 00:37  

Já linkei seu blog.
Ótimo post esse aqui, parabéns!
:)

Patrocinados