quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

C.D.A. - Cyber Dependentes Anônimos!

·

Saudações a todos os seres viventes!


Hoje eu vou cumprir uma promessa que fiz à minha amiga blogueira Priscila, que me indicou para um meme (não sei direito o que é isso, mas farei da forma que entendi), falando sobre os 5 melhores desenhos da minha época. Bom, falarei sobre eles rapidamente porque tenho um assunto bom pra discutir:

5º Lugar: A nossa turma (SBT)
Gostava daquela galera, tinha o Alce que esqueci o nome, uma ovelha que também esqueci o nome, só lembro o nome do gato, que era Zipper... Tinha os vilões que eram um jacaré (acho que se chamava Catchyou) e mais uma lagartixa q esqueci o nome.

4º Lugar: Tintin (TV Cultura)
Adorava as aventuras do Tintin ao redor do mundo, principalmente o capitão Haddock e seu mal humor... o Prof. Girassol tb era engraçado e os irmãos Duppont e Duppont^^

3º Lugar: Doug (TV Cultura)
Viajava com as viagens do Doug e o Skeeter, e a paixão dele pela Patty maionese. Pena que não passa mais...

2ºLugar: Pernalonga (SBT)
Que é que há, velhinho? Cansei de rir com a galera da Warner e esse coelho safado ^^

1ºLugar: Pica-Pau (SBT)
O melhor episódio: Pica-pau nas cataratas... Descendo num barril e a galera gritava: Êêêêêêê... rsrs.

Bom, agora vou indicar mais dois blogs para comentarem. Vamos lá:

- Drawing Blackwhite
- Bomba Digital

Agora, falando um pouco sobre esse tempo antigo dos desenhos... Vocês perceberam que as coisas estão mudando? Os jovns de hoje estão cada vez mais "dependentes" do computador em suas vidas?

Encontrei um artigo acadêmico que fala sobre esse assunto. Ele está em PDF e é um pouco extenso, então citarei apenas seu resumo aqui e comentarei sobre ele.

********************************************************
ASSUNTO DO DIA
Dependência causada pelo computador na adolescência


Fonte: http://www.assespropr.org.br


Observando os jovens do século XXI, estão cada vez mais viciados pelo computador, geralmente começam a utilizá-los no primário, e assim sofrendo com o vício, sofrimento esse causado com a ajuda dos pais que não observam esse acontecimento. Atropelar as crianças na calçada, pegar um tanque de guerra e dar tiros na população de uma cidade virtual, matar, disparar mísseis em qualquer coisa que se mover na sua frente, monstros, zumbis, anjos , guerreiros heróis , sangue e guerra , carros envenenados, esses são apenas alguns dos ambientes dos jogos para computador em que pré-adolescentes e adolescentes , as vezes crianças , com pais desatentos ou mesmo ausentes , estão expostos.

Passam tardes interiras e às vezes noites em claro entretidos com jogos de ação, algumas vezes violentos e obscenos em lan-houses ou mesmo dentro da própria casa jogando on-line com qualquer pessoa do planeta. Apenas mais um dos “perigos” que os adolescentes estão expostos hoje em dia, mesmo a própria Internet com chats,blogs, pornografia em geral , podem levar o jovem a dependência. Existem leis para diminuir essa exposição, mas raramente são cumpridas e abusos sempre podem acontecer, efeitos colaterais como redução do desempenho escolar e distúrbios de comportamento podem ocorrer.

******************************************************

E também tem esse texto retirado do blog do jornalista Washington Araújo, sobre o vício do computador. Vejam só:

******************************************************
VICIADOS DO COMPUTADOR

Fonte: Blog Cidadão do Mundo

E a dependência do computador? Você já imaginou ficar diante da telinha do micro das 8 da manhã às 4 da madrugada do dia seguinte? Isto ocorre e muito. O vício de estar sendo ligado na grande teia da Internet está para se transformar em mais um distúrbio de saúde. Mas, segundo tese do psicólogo Cristiano Nabuco, apesar de sério, o assunto ainda não é visto como doença no meio médico.

Nabuco acredita que admitir o problema é um passo difícil para o dependente, e que não há informação suficiente para um estudo mais aprofundado. Ele diz que a compulsão pelo uso do computador torna-se um vício, tal como acontece com os entorpecentes, pois segundo o médico, “é a mesma região do cérebro, o córtex pré-frontal, que mexe com a impulsividade. A pessoa fica impulsiva”.

Há que se destacar que o Brasil está entre os cinco países do mundo que mais fazem conexões domésticas via internet. E quais seriam os sintomas, os sinais de uma pessoa dependente do computador? São vários. Desde a necessidade urgente de estar conectado à internet o tempo todo, a falta de interesse pelo convívio social, até o uso do computador como forma de fugir de problemas e busca de alívio.





******************************************************
MINHA OPINIÃO


Eu sou um viciado em computador devido às circunstâncias... Trabalho 8 horas por dia na frente de um pc, quando chego em casa fico mais umas 3 ou 4 horas atualizando os blogs Pousada do Phoenix e o Recanto da Palavra, além de fazer a manuntenção dos mesmos (moderação de comentários, procura de artigos para fazer novos posts). Enquanto isso fico teclando no msn e no orkut com amigos pela internet.

Sinto falta de uma vida social mais ativa com certeza, e luto para não ficar tanto tempo preso a um computador. Faz um tempo que eu não viajo pra descansar, mas enfim... A faculdade está terminando e sobrará mais tempo para fazer minhas coisas (e dinheiro também, rsrs).

Para quem tem uma vida parecida com a minha (e não são poucos), fica aí um conselho: Tentem passear numa praça perto de suas casas, tente se reunir mais com os amigos. Sei que é difícil, mas se esquecermos de vez essas coisas, estaremos vivendo em um mundo de "Matrix".



******************************************************

Bom gente, o post pode ter sido menor que o normal, mas a mensagem nos faz pensar. Nossa vida real não tem preço, não troque pela virtual por nada. Se você se diverte no mundo virtual, divida a diversão no mundo real também. Se você ama pelo mundo virtual, passe para o mundo real, senão de nada valerá a pena. Sua vida não tem preço, e somos os autores de nossa história.

Que todos tenham um ótimo final de semana!
Phoenix

4 comentários:

Anônimo disse...
25 de janeiro de 2008 às 14:52  

bem tudo isso que vc posto eé praticamente verdade,mas a coisa mais interessante é que qualquer pai ou usuario que leia isso nao vai tomar atitude e se tomar essa atitude nao durara muito.
mas mesmo assim é interessante e chamativo esses tipos de assunto.

Anônimo disse...
25 de janeiro de 2008 às 18:42  

Eu confesso que sou viciada em computador e também sinto falta de um maior convívio social.Bom, viciada não é bem a palavra certa. Eu sei controlar quando quero. A questão é que, quase sempre, a coisa mais acessível a fazer é ligar o computador e ficar ali horas e horas. Mas, no meu caso, acho que o computador é um grande amigo meu. Eu amo meu blog, amo escrever, e isso me ajuda, não só pessoalmente, mas também me ajuda na escola. Eu cresço muito com a internet. Procuro não estar ligada somente a msn e orkut, e sim, procurar coisas novas, ler, notícias e etc. O computador pode ser algo ruim e algo bom, depende da maneira que vc o utiliza. Com a internet é a mesma coisa. Há muitos pontos ruins, mas em compensação, há outros pontos bons. Só precisamos ter discernimento das duas coisas.

Ótimo artigo. Hum... sobre o Meme, os antigos desenhos animados são os melhores. =)

Alexandre Loiola disse...
28 de janeiro de 2008 às 12:41  

Nossa! Muito obrigado, nem sei o que dizer... Muito obrigado mesmo por ter indicado meu blog...


Bom, eu confesso que fiquei comovido com a foto do cara quem tem o teclado todo queimado... Confesso, também, que senti uma familiarização de tudo o que foi escrito com a minha vida... Descobri que eu sou viciado! o.Õ (...)

Mas realmente é uma questão que merece ser discutida, já que a tecnologia de um modo geral tem um poder de controlar uma gama de assuntos, noticias, informação de uma modo geral e nos como seres pensantes sempre buscamos nos aprofundar em "N" coisas que gradativamente vai demarcando a nossa evolução a que buscamos através do computador... tornando-nos cada vez mas sedentos...

bom, eu falo por mim (rsrsrs)

eu por exemplo estou a 3 dias de cama porque meu hd queimou, foi pro saco...
brincadeira! mas ele queimou mesmo e com ele levou alguns arquivos ;/


um forte abraço e o que precisar pode contar comigo, ok?


ate a próxima!

Anônimo disse...
18 de agosto de 2009 às 22:49  

Ola a todos tenho começado a ponderar na minha vida, e eu passo muitas horas no computador quase n tenho amigos (coisa muito triste)e a minha familia esta farta de mim n consigo abandonar este vicio ja tentei passar algum tempo sem o pc mas quando volto ainda fico mais viciado, tenho consciência de que tenho de mudar só n sem bem como :(

Patrocinados