domingo, 13 de janeiro de 2008

O próximo homem mais rico do mundo?

·

Um bom domingo para todos! Como vocês estão?


Pra começar, faltam 2 dias para a enquete se encerrar, mas eu já decidi... Vou deixar o Blog do jeito que está. Afinal ele está com a minha cara (não que falando somente de um assunto não estivesse), mas vejam só... Eu já falo de tudo um pouco aqui nesse Blog. E eu gosto disso.

Funciona assim: Eu falo de um assunto que tenha chamado a minha atenção durante o dia, seja ele qual for. Daí, eu procuro algumas referências na imprensa sobre esse assunto e assiocio com o que eu quero falar para vocês. Entenderam? Fácil ?

E hoje vou falar sobre o que me chamou a atenção ontem: O Orkut. Mas, de novo?? Não gente! Dessa vez irei falar sobre o criador... E vocês terão uma noção de sua vida depois de ter criado essa rede de relacionamentos que se espalha no Brasil igual a Peste Negra na Europa, no século XIV.

Falo hoje de Orkut Büyükkökten, que teve a brilhante idéia de desenvolver esse site de relacionamentos, baseado na Teoria dos Seis Graus de Separação (foto ao lado) , e na Teoria do Caos, ele veio no Brasil em março de 2007 para conhecer seus mais aficcionados usuários e saber a opinião deles quando ao seu site de relacionamentos.

FOTO AO LADO: Exemplo de uma rede social. Note as ligações em destaque: mesmo com uma distância relativamente longa, o caminho tem poucos passos.


Veja a seguir uma entrevista com (considerado por muitos) O CARA:

**************************************************
ASSUNTO DO DIA
Entrevista com o criador do Orkut.com

Quando esteve no Brasil, em março de 2007, Büyükkökten concedeu uma entrevista ao jornalista Marcelo Nóbrega, do JB Online, que reproduzimos na íntegra (Fontes dessa entrevista no final do post):

Com a praia de Copacabana ao fundo, Orkut Buyukkokten abre um sorriso quando perguntado o que sente por estar no Brasil. Ele sabe que é uma das pessoas mais famosas do país por um jeito muito especial. Nos 20% de tempo que cada funcionário do Google tem para projetos pessoais criou o Orkut, serviço de redes sociais onde muitos internautas brasileiros reencontram amigos, se apaixonam, arrumam emprego e também encontram pedofilia, venda de drogas e apologia ao crime.

No Brasil para uma visita de três semanas, o engenheiro de software conversou com o Jornal do Brasil sobre a febre do seu produto no país e insinuou que uma versão do Orkut para celulares está a caminho, para acesso de qualquer lugar.

O que você vem fazer no Brasil?
- Ficarei três semanas aqui. Quero conhecer o país, e vou me encontrar com usuários para avaliar como vêem o Orkut. Além disso, estarei com estudantes e o público numa universidade em São Paulo.

Por que o Orkut é tão popular no Brasil?
- Sempre me perguntam isso, e se meus pais me chamaram Orkut por causa do site! Lançamos o serviço há três anos. Três meses depois, os brasileiros já o invadiam. É uma combinação de fatores: os brasileiros gostam de internet e o Orkut é fácil de usar, até quando estava apenas em inglês. Quando viram quais países tinham mais cadastrados, iniciaram a corrida para tornar o Brasil o primeiro em acesso.

É possível fazer do Orkut tão usado no resto do mundo como é no Brasil?
- Claro. Nos EUA, o Friendster era popular e foi dominado pelo MySpace, por exemplo.

O Orkut se integrará mais aos serviços do Google, como o Gmail e calendário?
- Trabalhamos para isso. Um mês depois de lançarmos a integração com o YouTube, o Orkut já era o segundo maior site com vídeos do serviço, com 20 milhões de filmes.


Um dos seus interesses, desde a faculdade, é o acesso à internet pelo celular e outros aparelhos móveis. O Orkut irá para o celular?

- Tentei levar a facilidade de uso de um software para o celular para a interface do Orkut. Normalmente não comentamos os futuros projetos mas o que posso dizer é: talvez! Já temos a função de envio de scraps pelo celular no Brasil.


E qual seria a novidade do Orkut que você gostaria de ver implementada?
- Seria ótimo ter uma experiência transparente entre o Orkut e outros serviços do Google, como o Gmail ou os álbuns de fotos do Picasa.

O Orkut foi um projeto do seu tempo livre no Google. Como ele surgiu?

- Os 20% de tempo para iniciativas pessoais não precisam ser um dia na semana. Pedi ao meu chefe se podia me dedicar alguns meses a um serviço de redes sociais, e assim nasceu o Orkut. Já tinha projetos parecidos na Universidade de Stanford, na Califórnia. Continuo como consultor do Orkut no tempo pessoal.

Como funciona o sistema de projetos pessoais?

- É muito flexível. Podemos trabalhar em grupo ou sozinhos, e para melhorar algo que já exista, como o Gmail, por exemplo. E até se empenhar em algum projeto social, numa ONG que nada tenha a ver com o Google. O mesmo acontece nos escritórios ao redor do mundo.

É possível ganhar dinheiro com redes sociais?

- Sim. O principal é dividir esse ganho com os usuários, como já acontece com blogueiros e o AdSense.

O Orkut começa a mostrar anúncios em forma de links patrocinados. Eles são montados com o perfil do usuário e o cruzamento com e-mails, busca e outro conteúdo das ferramentas do Google?

- Só são exibidos nas comunidades. Não cruzamos os dados por questões de privacidade.

Como as redes sociais vão evoluir?

- O ideal é juntar tudo sob um mesmo login, com conexões fáceis entre serviços e de acesso de qualquer lugar. Com opções para que o usuário possa controlar o que quer mostrar para quem e em qual ferramenta.

Há a impressão de que o Orkut é um produto de segunda escala no Google, porque não vemos muitas evoluções e seus limites continuam, como o máximo de 12 fotos em cada perfil. O que você acha disso?

- Não vejo assim. O Orkut nasceu como um projeto pessoal e por isso não tem a "cara" do Google. Tivemos de criá-lo sem a estrutura tecnológica da empresa e agora é questão de ampliar as funções. O Brasil continua sendo uma prioridade, por ter muitos usuários.

Qual é a solução para a exploração do Orkut para a pornografia, pedofilia, comércio de drogas ou remédios sem prescrições?
- Já temos várias medidas no ar para manter o conteúdo limpo e trabalhamos com a Justiça para responder rapidamente às denúncias feitas pela imprensa ou usuários.

As redes sociais espelham a sociedade como a internet o faz?
- Com certeza. Temos o melhor e o pior no ciberespaço.

***************************************************

Antes de postar a minha opinião, veja o quanto o Sr. Buyukkokten ganha com nossos acessos:

- U$10,00 quando você adiciona alguém como amigo;
- U$8,00 quando um amigo de seu amigo te adiciona, e mais U$ 6,00 se mais alguém te adicionar em sequência da corrente;
- U$5,00 quando você manda um scrap para alguém, e mais U$4,00 quando você recebe um scrap;
- U$200,00 POR CADA FOTO adicionada no seu álbum;
- U$2,50 quando você adiciona seu amigo na crush-list (+ paquera - ícone abaixo do lado esquerdo do perfil,) ou na hot-list (Enviar Cantada);
- U$2,00 quando você vira fã de alguém;
- U$1,50 quando alguém vira seu fã;
- Ele ganha até mesmo U$1,00 quando vc SE DESLOGA do Orkut;
- Ganha também U$0,50 quando você muda a foto de seu perfil
- E ganha U$0,50 quando você lê a página de recados de seus amigos, e mais U$0,50 sempre que você vê a lista de amigos de seus amigos.

Consultores financeiros acreditam fortemente que ele se tornará a pessoa mais rica do mundo até o final de 2009. Agora vem a maior curiosidade:

- O "criador" tem 13 assistentes para monitorar sua página de recados, e mais 8 assistentes para monitorar a sua lista de amigos. Ele recebe mais de 20.000 pedidos de amizade por dia e aproximadamente 85.000 scraps por dia!

***************************************************
MINHA OPINIÃO

"Divindade Orkutiana" é outra coisa. Nem vou comentar muito, vai que a Google me rastreia e apaga a minha conta do Orkut, rs.

Brincadeiras à parte, uma coisa eu devo admitir: Que ele utiliza o orkut da maneira que deveria ser praticada por todos: Adicionar amigos conhecidos, e não qualquer pessoa que olha para a sua foto e clica em "+ amigo" só porque você é famoso. Brasileiro tem muito disso, e essa compulsão em adicionar a Deus e o mundo gera uma receita colossal para um homem que tem péssimo gosto para cores (veja álbum do mesmo no Picasa), rsrs. Só de pensar que ele ganha 200 pratas por cada foto no álbum, já me vem uns nomes de amigas que tem um verdadeiro "book" em seus perfis. Ae gente, vou falar com vocês em particular no msn, rsrsrs. Vocês merecem uma comissão, isso sim!

Recentemente eu fiquei um pouco decepcionado com a exposição à inveja e ao ciúme proporcionados pelo orkut, que quase estragou uma amizade e quase fez eu excluir minha conta. Mas eu mudei de idéia e não vou excluir minha conta... Ficarei lá para apoiar meus amigos quando precisarem de ajuda, como é o caso dessa pessoa - seja forte, tá? =)

Mas o Sr. Büyükkokten tem dado um bom exemplo ao ter somente 514 amigos em sua lista. Devemos aprender com o "criador" e seguir seu exemplo. Não seja mais um que adiciona o mundo afora no orkut, isso é muito feio na minha opinião... As pessoas que tenho adicionadas em minha lista no geral entraram em contato comigo por outros lugares antes de me add no orkut (salvo uma pessoa, a Ana. Mas essa história foi uma bela exceção, rs). Faça a diferença no mundo virtual e mostre seu verdadeiro valor para seus amigos e amigas!

Como o "criador" costuma dizer no final de seus discursos: Stay Beautiful! Parabéns pelo exemplo, Sr. Buyukkokten!

Fontes usadas nessa matéria:

- Orkut / Wikipedia
- Teoria dos Seis Graus de Separação / Wikipedia
- Teoria do Caos / Wikipedia
- Computergeek.wordpress.com
- Site pessoal de Orkut Buyukkokten
- Perfil de Orkut Buyukkokten / Orkut.com
- Orkut Buyukkokten / Wikipedia
- Orkut.etc.br
- Fotos da viagem de Buyukkokten ao Brasil / Picasa

***************************************************

Bom gente, espero que tenham gostado de saber que nosso vício virtual está alimentando um fututo "Tio Bill" até o final do ano que vem. Mas gostaria de lembrar de que tudo que é demais faz mal. Pensem nisso e tomem cuidado com seus relacionamentos com pessoas queridas. Pode ser que em poucos cliques, grandes momentos de alegria sejam jogados no ralo. Valorize e respeite seus amigos e amigas sempre que precisarem de um ombro!

Que todos tenham um excelente domingo! A macarronada já está no fogo!
Phoenix

2 comentários:

Anônimo disse...
18 de janeiro de 2008 às 16:22  

Parabéns...adorei a matéria!!

Alyx Hawk disse...
25 de janeiro de 2008 às 22:34  

Olá! Fico feliz que tenha gostado! Espero que volte sempre!

Abraços

Patrocinados