quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Estresse de Fim de Ano? Saia dessa agora!

·

Olááá a todos!


Primeiramente, gostaria de agradecer aos amigos que estão me dando dicas para melhoria do meu blog. Recebo cada comentário como mais um passo para o sucesso, rs.

Hoje eu não estou com muito tempo para postar muita coisa, afinal tive ensaio do coral da igreja que frequento, preparação para o ano novo, rs. Mas tem algumas novidades. Aliás, gostaria de registrar aqui a mudança do nome do blog, coloquei "Pousada do Phoenix", acho mais chamativo e tem mais a ver com a idéia do blog: Um local para relaxar no fim do dia ou durante ele^^

Agora, gostaria de começar com uma foto para reflexão:

===================================
FOTO-HUMOR
Reflita

===================================
NOTÍCIA DO DIA

E por falar em "Depressão", escolhi uma matéria que fala sobre os cuidados que devem ser tomados no final de ano, para pessoas que sofrem de crises de ansiedade, todo cuidado é pouco! Ansiedade mata, não se esqueça! Veja a matéria:

Como evitar o estresse de fim de ano
Por Marcela Spinosa - Fonte: Yahoo! Notícias

São Paulo, 27 (AE) - Faltam apenas quatro dias para o ano acabar. O momento, para alguns, é de reflexão, de alegria, de festejar e de se reunir com pessoas queridas. Para outros é a fase em que se lembra dos que estão longe por alguma razão, das metas não alcançadas e das dificuldades vividas ao longo dos 12 últimos meses. Mas essa introspecção pode gerar desconforto e ansiedade, transformando a hora da celebração em momentos de angústia e tristeza.

"O impacto dessa mistura de elementos positivos e negativos vividos durante o ano vai variar de acordo com a personalidade de cada um", explica o psicoterapeuta e professor da especialização em medicina comportamental da Unifesp Geraldo Possendoro. "Aqueles com uma tendência mais otimista focam nas coisas positivas, que trazem uma força motivadora para o próximo ano, além de observar as coisas ruins como aprendizado. Já os que tendem para o lado pessimista podem valorizar as coisas ruins. Com isso, podem se sentir desanimados", completa.

Pessoas com uma queda para o pessimismo podem ter, segundo o médico, uma crise de ansiedade. Culpar-se por não ter feito uma coisa que gostaria também não leva a nada e a forma de acalmar os ânimos pode se manifestar durante as datas comemorativas, como comer mais e beber exageradamente. "Mas a ansiedade só será aliviada naquele momento. É um conforto breve e instantâneo que pode voltar", diz Possendoro.

Para o autônomo Giorgio Cappelli, de 42 anos, o ano de 2007 não foi um dos melhores. "Achava que ia alcançar alguns objetivos e fico meio incomodado com o fato de não ter cumprido", desabafa. Para não deixar o turbilhão de sentimentos confusos tomar conta dele, Cappelli conversa com a mulher, Sandra, de 29 anos. "É ela quem me ajuda a segurar a onda porque não quero que esses pensamentos me derrubem", afirma.

Sandra diz que o fim de ano para ela é um momento de reflexão. "Pensamento positivo para o ano seguinte e tentar não cometer os mesmos erros, como entrar em dívidas desnecessárias".

Outros, porém, não tem essa facilidade de dividir suas aflições com pessoas próximas. Para estes, existem serviços alternativos, como o Centro de Valorização da Vida, entidade que oferece apoio emocional gratuito 24 horas por dia pelo telefone 141. Nessa época do ano, o número de ligações aumenta 30%. O atendimento é feito por voluntários. "Recebemos chamadas de pessoas que se sentem muito sós, que estão longe da família e que buscam respostas", comenta a voluntária Elaine Macedo. "Mas tem aquelas que ligam para agradecer a ajuda que demos".

Segundo Possendoro, pessoas solitárias merecem atenção. "Quanto mais você se isola, mas depressivo você fica. A pessoa deve tentar ao máximo se socializar, nem que seja conversar com um vizinho", recomenda. Os que perderam pessoas próximas também devem ficar atentos. "Se a morte ocorreu perto do Natal ou do ano novo, ela pode ter uma depressão na qual a tristeza volta muito forte", salienta.

A ajuda médica deve ser procurada quando a pessoa não consegue resolver seus problemas sozinha, quando não tem sono, vontade de comer, falta de apetite sexual e as atividades que lhe dão prazer deixam de ser praticadas. Exercício físico e alimentação saudável são dicas para aliviar as tensões. A orientação é tentar ficar otimista para entrar em 2008 com o pé direito.

DICAS PARA AMENIZAR A ANSIEDADE

- Calma e ponderação - Se estiver enfrentando uma fase de desemprego, não entre em desespero. Não é nos últimos dias do ano que você vai resolver sua vida. Converse a respeito com seus familiares e evite gastos supérfluos.

- Economize - Nada de ficar gastando mais do que seu orçamento permite. Divida as despesas da ceia com os parentes.

- Balanço - Evite cair nesse erro. Seu período de avaliação deve ser feito durante o ano e o prazo para atingir seus objetivos é completamente arbitrário.

- Troca de presentes - Se vai trocar os presentes de Natal no shopping e não quer se irritar com o trânsito, vá de táxi. Caso contrário, deixe o automóvel nas mãos de um manobrista.

===================================
MINHA OPINIÃO

Nessas horas eu dou Graças a Deus que eu não fico encanado com essas coisas no fim do ano, sobre o que deu certo e o que deixou de dar... Poxa, quem vive de passado é museu! Fico feliz por terminar mais um ano com vida e saúde, e por ter conhecido pessoas novas em minha vida. Me concentrar em fracassos? Tá me achando com cara de que? Depressão total? Eu sou mais eu, isso sim, rs.

===================================
FOTO DO DIA

Flagra do momento que que um leão devora um ganso em zoológico na Holanda... Sinistro!

Fonte: Yahoo! Noticias-Galeria de Fotos

===================================
ANIVERSARIANTES

Pessoal, estava pensando em colocar essa seção logo no começo do post, se tiver gente para apresentar (o que não é o caso hoje, rs). Lembrando que me basearei na minha lista de aniversariantes do meu Orkut.

Já tem gente na fila para esses dias, aguardem!
===================================

Bom, é isso por hoje! Espero que goste do conteúdo... Mais uma vez obrigado pela força dos meus irmãos para melhoria do blog... Estou necssitando de ajuda para colocar um template legal que eu achei. Se alguém puder me ajudar, basta deixar um comentário avisando.

Que todos tenham um bom dia/tarde/noite! Comentem!
Phoenix

0 comentários:

Patrocinados