segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

RECADO DE FIM DE ANO - PARA MEUS AMIGOS E AMIGAS

·

Hello para a galera!


Tenho uma má notícia: Esse é o último post da Pousada do Phoenix do ano de 2007... rs. Vc pensou que era o que? Que a Pousada iria acabar tão rápído? Quem pensa assim realmente não me conhece^^
Bom, o assunto de hoje é algo muito importante para mim, e que tem me motivado a fazer muitas coisas em minha vida. Falo da "amizade". De fato é algo que todas as pessoas possuem, umas mais e outras menos, umas mais sinceras e outras mais falsas. E é sobre isso que queria falar nesse último dia do ano. Até por causa de eventos que ocorreram em minha vida nesses últimos dias. Para começar, veja algumas definições de "amizade" que encontrei:


A amizade é um livro aberto à felicidade do coração.
Miguel de Unamuno

A amizade é um amor que nunca morre.
Mario Quintana


A amizade é o vinho da vida.
Youn

A amizade é precisamente o amor mais puro que há na terra.

J. Arias


A amizade é uma gota que pinga no cálice da vida para diminuir seu amargor.
Anônimo

Um amigo é a obra-prima da natureza.
Roberto Waldo Emerson


--------------------------------------------------------------

Essas são algumas definições que encontrei sobre esse sentimento. Vou comentar sobre eles, que por sinal são muito interessantes:


A frase de Miguel de Unamuno, diz que a amizade é um livro aberto à felicidade do coração. Concordo em partes com o que ele disse, a amizade pode sim nos conduzir à alegrias maiores no futuro, mas somente a verdadeira amizade faz isso. Aquelas que são poucas em nossas vidas.


Já a definição de Mario Quintana é mais direta e clara, dizendo que é um amor que nunca morre. Sou a favor desse pensamento, pois todos os amigos que eu fiz em minha vida, até mesmo os que seguiram rumos diferentes em suas vidas e que nunca mais os vi, ou até mesmo os que nunca os vi na vida (amigos da internet), deixaram marcas em meu coração que jamais esquecerei. Lembro-me de cada nome, e não são poucos. Mesmo as pessoas que me deixaram triste algum dia e que não quiseram mais falar comigo, eu não as esqueci e desejo que tenham uma vida feliz.


A definição de Youn, comparando com "o vinho da vida" é interessante, pois na Bíblia Sagrada, o vinho representa a alegria, logo podemos afirmar que a amizade traz sim mais alegria em nossas vidas. O que seria de nossas histórias sem nossos amigos?


Em concordância com o Youn e Mário Quintana, J. Arias afirma que a amizade é precisamente o amor mais puro que há na Terra. Efetivamente, amizades verdadeiras e sinceras trazem consigo a cumplicidade, uma grande intimidade entre as pessoas. Até mesmo as pessoas casadas, são também grandes amigos, pois tem cumplicidade um com o outro.


Eu achei uma definição de autoria desconhecida, que fala que a amizade é uma gota que pinga no cálice da vida para diminuir seu amargor. É verdade, porque se relaciona com o "vinho da vida" de Youn. Compartilhar problemas com nossos amigos diminui a dor que sentimos de fato.

E Robert Waldo Emerson diz que a amizade é a obra-prima da natureza. Concordo sim, e dou Graças a Deus por existirem grandes amigos em minha vida^^


Bom, essas são minhas opiniões sobre amizade. Mas uma questão vem à minha cabeça toda careca: Uma amizade pode, assim como um amor mal vivido, se esfriar? Pensando nisso, e pesquisando a respeito, descobri algumas coisas. Encontrei um belo texto que reflete a minha opinião sobre a "amizade":

Verdadeira amizade

Costuma-se dizer que ninguém pode escolher a família em que
nasce. Mas é possível selecionar os amigos, que são como a extensão da vida. A amizade, um dos sentimentos mais nobres que existem, nasce de forma espontânea, pura e vai se desenvolvendo até chegar à maturidade.
Caracteriza-se por uma afinidade muito grande com alguém, baseada no amor, no carinho, na ternura, no respeito, na compreensão, na troca e na ajuda. É um sentimento muito sincero, que não depende da idade, de dinheiro e de posição social.

O amigo é um dom precioso. A própria Bíblia diz que "quem encontrou um amigo encontrou um tesouro". A amizade é um sentimento limpo, verdadeiro e profundo. Instiga a pessoa ao apoio e ao incentivo, quando as coisas estão bem. E à correção, com muito jeito e carinho, quando estão erradas. Amigo é aquele que está sempre presente, que adivinha o pensamento do outro, sem melindrá-lo; que é sincero e faz da amizade um ponto positivo na vida.

No relacionamento diário, entra-se em contato com muitas pessoas. Mas o amigo torna-se alguém diferente, especial e único. E visto com outros olhos - uma pessoa por quem a gente torce, vibra e sofre. Está presente nos bons e nos maus momentos; é amado e tratado com muita sinceridade. Além da afinidade, a amizade sólida baseia-se no convívio, na compreensão e na manifestação desses sentimentos profundos.

Por essa razão, é um processo. Não nasce pronta. A relação deve ser construída e trabalhada dia a dia, por ambas as partes, porque exige reciprocidade. É como cultivar uma planta que, se não for regada com frequência, morre. A amizade, quando não cultivada, desfalece, esfria e acaba.

Quem gosta de outra pessoa não deve ter orgulho. Quando se é amigo, releva-se os defeitos e até o gênio difícil e a impaciência do outro. A compreensão é uma característica da amizade. Os sentimentos são livres e descontraídos, expressos sem cobranças. Numa grande amizade, as pessoas são fiéis. Ao amigo se fazem confidências, que, às vezes, não foram feitas a ninguém. Há uma entrega do que se é, pois não há traição nem mesquinharias. O amigo sempre está pronto para tudo e se pode contar com ele em qualquer momento ou situação de vida.

Mais que um irmão, o amigo é a oportunidade que Deus dá a cada um para encontrar sua metade. Com ele, a pessoa pode se revelar verdadeiramente: dizer não, sem medo de ferir; sim, sem medo de bajular; e as verdades, sem medo de ofender. Isso porque se acredita na amizade, por ela ser isenta de paixão. Num relacionamento assim, não existe inveja, orgulho, rancor ou grandes mágoas. A verdadeira amizade é eterna, como o amor.

Com o amigo, inexiste a censura e o medo de ser por ele conhecido a fundo. Nesse relacionamento, tudo vem à tona: as fraquezas, os limites, os defeitos, mas também as grandezas de alma e os aspectos positivos. Tudo é aceito, partilhado e vivenciado para o crescimento de ambos.

A amizade é uma ligação espiritual, que deixa a impressão de que sempre se conheceu o amigo. Isso ocorre porque ele preenche a outra metade da pessoa. Da mesma forma que se encontra o amor, encontra-se também o amigo. Trata-se de uma preferência de identificação, de carinho, de ternura e de vontades.

Atualmente, existem poucas pessoas que têm amigos e se fazem amigas. Há, também, as que vivem no seu próprio mundo, em que ninguém entra. Outras, por timidez, insegurança ou desconfiança, temem se arriscar, privando-se de uma das melhores coisas que Deus criou. Aqueles que são profundamente infelizes com certeza não conseguiram experimentar a alegria de uma verdadeira amizade. Não se abriram para o outro e morrerão sufocados pelo seu egoísmo.

A infelicidade existente no mundo resulta da incapacidade de as pessoas criarem vínculos de amizade e confiarem nas outras. Elas pensam só em si mesmas, revelando um egoísmo exacerbado. Não se dão ao trabalho de tentar construir uma amizade. Não se arriscam. Preferem ficar sozinhas. Há uma carência de sentimentos positivos relacionados às outras pessoas. Por que é tão difícil alguém encontrar o lado positivo do outro?

Quando os homens descobrirem o valor da amizade, a vida se tornará melhor, porque vale a pena sentir a felicidade de contar incondicionalmente com alguém.

(Autoria desconhecida)



Cheguei à conclusão de que se a amizade não for cultivada, ela realmente morre. E eu também torço pelo sucesso de meus amigos e amigas, vibro com suas conquistas, e sofro um pouco com suas derrotas na vida. Quem me conhece sabe do q estou falando, rsrs.

Eu também achei uma discussão no site Yahoo!-Respostas sobre o tema "Quando eu digo que a amizade esfriou"? Entre no site e veja as respostas.

A minha opinião (da melhor resposta postada no site) é que se você pressiona a vida pessoal de um(a) amigo(a), ela se afasta de você. Pode ter sido isso que aconteceu comigo há alguns dias com uma grande amiga minha, mas eu realmente não tinha ciúmes de ninguém em sua vida, ou de sua família (da forma que a internauta explica em sua resposta, escolhida como a melhor do site).



Bom pessoal, pensem a respeito de tudo que escrevi e reflitam sobre seus relacionamentos. Eu agradeço a Deus por cada amigo(a) que tenho em minha vida, principalmente meus irmãos e irmãs da Mocidade da Graça, uma grande família que amo muito! Agradeço também pelas pessoas que conheço pela Internet, há muito tempo, e que sempre posso contar com elas, é desnecessário citar nomes, pois essas pessoas sabem que eu falo delas! Louvo a Deus por suas vidas, mesmo que eu nunca tenha visto vocês^^



Para terminar, gostaria de pedir perdão para qualquer amigo ou amiga a que tenha deixado triste por algum motivo. Seja por alguma negligência, ou seja por estar presente demais e não respeitar seu espaço, talvez. Eu sou um ser humano, e infelizmente sou cheio de falhas e erros. E diversas vezes, eu não tenho a noção de fazer algo errado, até perder algum amigo ou amiga.

Deixo para vocês essa passagem bíblica sobre o que eu acredito que seja a "amizade". Está no livro de Provérbios, 18:24
O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.

Desejo a todos meus amigos e amigas, um feliz 2008 repleto de sucesso! E que não venhamos a repetir nossos erros, assim como eu tenho feito com alguns!

AMO TODOS VOCÊS, QUE FAZEM PARTE DE MINHA VIDA! PESSOALMENTE OU VIRTUALMENTE!

Felicidades!
Phoenix

0 comentários:

Patrocinados